São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato tucano busca apoio da Igreja

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DOS ENVIADOS ESPECIAIS

Após ter concentrado suas atenções na obtenção de apoio de artistas, o candidato Fernando Henrique Cardoso vai tentar invadir outra base do PT –a Igreja.
Além da visita prevista para ontem com o arcebispo de Fortaleza, d. Aluizio Lorscheider, o candidato agendou três encontros com membros da cúpula da Igreja nesta reta final de campanha.
Na próxima segunda-feira, ele se reunirá com o arcebispo de São Paulo, d. Paulo Evaristo Arns. No dia 1º de outubro, está marcada uma reunião com d. Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo de Belo Horizonte.
Ainda há a previsão de uma visita em Salvador ao arcebispo de Salvador (BA) e cardeal-primaz do Brasil, d. Lucas Moreira Alves.
Além do efeito eleitoral, FHC pretende com estes encontros sepultar de vez a imagem de ateu que o perseguiu desde a campanha à Prefeitura de São Paulo em 85.
Os encontros foram definidos pelo comando de campanha. A dez dias da eleição, a cúpula avalia que traz mais dividendos eleitorais para FHC receber apoio da sociedade civil do que de políticos que estão disputando cargos eletivos.
Este foi o motivo, por exemplo, de o candidato ter recebido anteontem de forma discreta a adesão do candidato do PMDB ao governo da Paraíba, Antônio Mariz.
Mas a cúpula da campanha já pensa em abrir uma exceção para o presidente Itamar Franco, que tem registrado altos índices de popularidades nas pesquisas de opinião por causa do Plano Real –principal plataforma eleitoral de FHC.
Está sendo estudada a conveniência de um encontro entre o tucano e o presidente em 1º de outubro no município de Juiz de Fora (MG) –terra natal de Itamar.
Os tucanos encomendaram pesquisas para verificar como o eleitorado reagiria. O comando da campanha teme que o ato seja usado por adversários como confirmação de que a máquina do governo federal estaria trabalhando para Fernando Henrique.

Texto Anterior: PSDB faz distribuição de normógrafos no CE
Próximo Texto: FHC usa samba e futebol na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.