São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste com novo remédio contra Aids começa em outubro

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A partir de outubro, um novo medicamento para o tratamento da Aids deverá ser aplicado em pacientes portadores do vírus HIV em São Paulo e no Rio.
A informação é do médico Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, que participou do 8º Congresso Brasileiro de Infectologia, em Porto Alegre (RS).
Segundo Suleiman, o número de voluntários no Brasil deve chegar no máximo a 60. Ao todo, cem centros de tratamento no mundo que farão os testes em pacientes.
A nova droga é um inibidor de protease –proteína que o vírus HIV utiliza para se multiplicar.
O pesquisador da Universidade de Colorado (EUA), Robert Schooley, disse no congresso que não se trata da cura da Aids. "A expectativa é de que ocorra represente prolongamento e melhora da vida do paciente", disse.
Schooley não sabe precisar quando esse medicamento –que ele chama de Invirase– poderá ser comercializado, pois os resultados dos testes levarão ainda cerca de dois anos. Segundo ele, 12 laboratórios trabalham nas pesquisas.
Pelos primeiros resultados desta nova droga, que vem sendo testada há um ano nos EUA, não foram detectados efeitos colaterais comuns em medicamentos disponíveis no mercado, como o AZT.

Texto Anterior: Movimento de mães cobra mais investigações
Próximo Texto: Prefeitura multa quem lavar a calçada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.