São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música do novo disco é sensual e dançante

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Sensual, dançante, acessível. A nova música de Madonna tem tudo para ser mais um hit. "Secret" é a primeira faixa do disco "Bed Time Stories" (histórias para a hora de dormir, em tradução literal), que tem lançamento mundial previsto para 25 de outubro
As principais emissoras de rádio de São Paulo receberam a música na tarde de ontem. Em duas versões, a do álbum, que tem 5 min e 30 segundos, e outra, editada, com 4 min e 23 segundos.
"Secret" (segredo) começa em estilo acústico, com a voz de Madonna sobre uma base de violão. Depois de alguns versos vem a batida, sincopada, preparando para a entrada de um envolvente refrão que diz "Something is coming over me, my babe's got a secret".
Só para lembrar, um refrão grudento é a base (e garantia) de um autêntico sucesso, no universo pop.
"Secret" está dentro de um gênero musical (bastante abrangente) que pode ser definido por pop dançante. Não é dance music como "Deeper and Deeper" ou "Fever", faixas do álbum anterior da cantora, "Erotica".
Traz a marca de um dos co-produtores do disco, o inglês Nellee Hooper, responsável pela suingada batida do grupo Soul II Soul, que, com esses elementos, redefiniu no final dos anos 80 os lançamentos relacionados à dance.
Esse caráter acessível e pop de "Secret" reflete uma tentativa por parte de Madonna de chegar ao topo das paradas de sucesso em todo o mundo e recuperar terreno na vendagem.
É um tipo de música que pode funcionar para todo tipo de público, sem limites de idade (desde que sem restrições musicais mais fanáticas).
Mesmo a sensualidade da voz (aqui grave) de Madonna e do ritmo da música são menos agressivos do que em hits anteriores, como a faixa-título "Erotica".
Nada é contestatório ou obsceno, ou mesmo suscetível a interpretações ambíguas. Quase romântica meiga, Madonna sussurra que "você encontrou um modo para tocar minha alma e eu nunca mesmo vou deixar isso ir embora".
O tom é intimista e sem provocações –nada que garante que ela venha comportada, no restante das faixas e no que diz respeito às badalações de lançamento do disco.

LEIA MAIS
Sobre Madonna na pág. 5-7

Texto Anterior: PMs brasileiros relatam guerra na Croácia
Próximo Texto: EUA confiscam armas de militares haitianos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.