São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faltam leis para o consumidor

ESPECIAL PARA A FOLHA

Os países do Mercosul não têm normas comuns no campo dos direitos do consumidor. O Brasil tem o Código de Defesa do Consumidor, considerado um dos mais modernos e avançados do mundo. A Argentina tem uma lei aprovada em 1994, mas que é menos ampla e rigorosa do que a brasileira. Paraguai e Uruguai não têm leis de proteção do consumidor.
"Faltam normas conjuntas, com regras mínimas sobre comercialização e segurança do consumidor a serem seguidas pelos quatro membros do Mercosul", diz Arystóbulo Freitas, advogado especialista em relações de consumo.
Por exemplo, as informações que devem constar das embalagens (composição, peso, prazo de validade e outros) devem ser as mesmas em todos os países. "Caso contrário aumentarão os custos das empresas, que precisarão ter embalagens diferentes para cada país", afirma Freitas.
O código brasileiro garante ao consumidor informações claras e precisas sobre o produto ou serviço. Mercadorias produzidas em outro país do Mercosul que não atenda tais requisitos poderá ter sua venda impedida no Brasil.
A solução é a doação de normas supranacionais que deverão ser absorvidas pelo direito interno de cada país, como na União Européia.

Texto Anterior: Mercosul reduz alíquotas de importação de computadores
Próximo Texto: Mercado terá tribunal arbitral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.