São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Consegui adormecer um cardeal"

Westmoreland, Va 22577
22 de dezembro de 1967
dia mais curto do ano
Querido Erico,
Ficamos todos felizes em receber sua carta, que deve ter vindo por navio a vela, já que levou mais de um mês para chegar aqui. Estão todos aqui para o Natal. Lucy voltou do Occidental College, na Califórnia, onde é caloura. Kif acabou de chegar de Washington, onde ainda trabalha para o Washington Post. Todos parecem em boa forma. Suponho que você não tenha recebido os cartões-postais: estivemos em Portugal por cinco semanas em julho e agosto.
Ainda estou trabalhando num livrinho chamado –talvez– A Empresa das Índias, que, num momento de loucura, prometi escrever à editora Doubleday. De qualquer modo, isto me fez ler montes de crônicas dos séculos 15 e 16, Fernão Lopes, Rui de Pina, Damião de Góis, etc, que acho deliciosas. Um dos fins da viagem a Portugal era o de comprar edições difíceis de achar aqui (1)
Depois, em novembro, Betty e eu fomos a Roma, parando em Madri para ver as maravilhosas tapeçarias portuguesas em Pastrana (feitas em Tournai, mas concebidas, possivelmente por Nuno Gonçalves, na época de Afonso 5º), tudo por conta do negócio com Feltrinelli.
O cenário era magnífico, recepção na Vila Farnesina, apresentação no Palácio Corsini, guardas presidenciais com penachos de crina de cavalo, tive o privilégio único de pôr um cardeal para dormir. Um camarada mais velho na primeira fila, com uma barba saída de Tintoretto, dormiu feito um bebê durante todo o meu pequeno discurso... foi um alívio voltar para o Northern Neck, onde as pessoas estão ocupadas com as ostras, a madeira e os preços lamentáveis da safra de milho.
Fico feliz em saber que estarão por aqui no próximo verão. Temos que encontrar novos lugares para fazer piqueniques. Com certeza estaremos aqui durante junho, ainda que talvez viajemos para o fim do verão.
Todos os tipos de "abraços" e votos de feliz Ano Novo de Betty, Lucy, Kiffy (2) e
Dos
Anticlímax: os 20 milhões de liras ainda não chegaram ao meu banco. Você acha que tudo não passou de uma peça?

(1) O livro acabou se tornando "The Portugal Story", publicado em 1969
(2) Mulher, filha e filho de John dos Passos

Texto Anterior: 'Estamos felizes em tê-los como vizinhos'
Próximo Texto: "Fico feliz de seu coração estar melhor"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.