São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que a água não pega fogo?

Simone Sampaio de Souza, 15, São Paulo, SP
Maria Regina Alcântara, do Instituto de Química da USP, responde:
Mesmo sendo o hidrogênio um gás inflamável e o oxigênio um gás comburente, a água não pega fogo porque ela é uma substância completamente diferente das duas primeiras, com propriedades bastante distintas.
Não é porque ela é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio que ela herda as propriedades de seus produtos de origem. A estrutura molecular e o tipo de ligação química encontrado na água são diferentes dos encontrados nas moléculas de hidrogênio e oxigênio.
Tanto o gás oxigênio quanto o gás hidrogênio são formados por moléculas com dois átomos iguais, portanto formam ligações chamadas apolares. A água, por sua vez, é composta de moléculas com três átomos diferentes, formando ligações chamadas covalentes polares.
As moléculas de água apresentam fortes ligações intermoleculares conhecidas como pontes de hidrogênio, que originam a formação, entre as moléculas, de uma estrutura tridimensional, mesmo quando no estado líquido.
É esta rede tridimensional que faz com que o gelo (água no estado sólido) tenha uma densidade menor do que a água no estado líquido.
Essa diferença de densidade é um dos principais motivos para a formação da camada de gelo na superfície dos lagos.

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Diminuição do "Prozac natural" no cérebro pode levar ao suicídio
Próximo Texto: Morte celular dá o tom do verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.