São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PC chinês perde razão de ser

The Wall Street Journal
De Nova York

DE NOVA YORK

O Partido Comunista Chinês é visto como obsoleto por um número crescente de cidadãos do país e enfrenta sua maior crise de credibilidade, diz o "Journal".
O texto, assinado por Joseph Kahn e Marcus Brauchli, compara a situação do partido à de produtos que eram populares na China há poucos anos e que agora, com a entrada de mercadorias importadas, caíram no esquecimento.
"Ou o partido se insere na nova economia, ou ele está acabado", diz ao "WSJ" um militante sindical do PC identificado como Yu.
O Partido tem cerca de 55 milhões de militantes, mas encontra dificuldades para recrutar novos membros. "Amo meu país, mas não quero problemas. Todas aquelas reuniões, o papo furado, para quê?", diz o banqueiro Tao, 32.
Ele acredita que entrar no partido prejudicaria sua profissão. "Talvez eu tivesse qe comparecer a reuniões; poderia perder algum telefonema importante ou deixar de fazer algum negócio", afirmou.
Até recentemente, o PC relutava em cooptar empresários. Isso mudou, diz o jornal. Agora são os chineses que enriquecem os que rejeitam as abordagens do partido.

Texto Anterior: Cidade da Índia tem 'chuva de televisões'
Próximo Texto: Livro questiona investigação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.