São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A arte da tapeçaria

INÁCIO ARAUJO

Quem esperar por um filme de ação tipo "Speed" não precisa nem passar na porta do cinema: esse não é o público de "Através das Oliveiras" (foto à esq.), do diretor Abbas Kiarostami. Mas quem tiver tempo (interior) para relaxar, ver e ouvir perceberá que está diante de um dos maiores cineastas vivos.
No enredo, um cineasta procura, entre habitantes do norte do Irã, atores para seu novo filme. A região foi devastada há alguns anos por um terremoto. O personagem encontra um rapaz e uma moça apaixonados um pelo outro.
Mas sobre seu amor pesa um interdito: ela é letrada e rica (isto é, tem uma casa); ele é analfabeto e pobre (perdeu a casa no terremoto). A família da moça proíbe o casamento. Ela não se dirige ao rapaz durante a filmagem. Ele, ao contrário, lhe diz coisas belíssimas.
A questão é tão elementar quanto eterna. O iraniano Abbas Kiarostami trabalha como um tapeceiro persa: trançando os fios com inteligência, precisão e delicadeza. "Através das Oliveiras" é um filme raro.
Através das Oliveiras (Through the Olive Trees. Irã, 1994). Direção: Abbas Kiarostami. Estréia prevista para sexta, 6. Salas e horários a confirmar.

Texto Anterior: O ministro da bola
Próximo Texto: Rápido, leve e saboroso, o sanduíche que veio do frio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.