São Paulo, segunda-feira, 9 de janeiro de 1995 |
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Janeiro chuvoso aumenta risco de guiar
DA REPORTAGEM LOCAL As chuvas de janeiro aumentam o número de acidentes em São Paulo. Esse mês é o que apresenta maior índice pluviométrico do ano na cidade, com médias históricas de 238,7 milímetros,A pista escorregadia e a diminuição da visibilidade tornam muito mais perigoso dirigir. Segundo o presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Gilberto Lehfeld, não há estudos sobre o assunto, mas a probabilidade de alguém se envolver em um acidente em um dia chuvoso é maior. A diminuição da visibilidade, ao se dirigir na chuva, é provocada por diversos fatores. Os vidros podem ficar embaçados, o limpador não alcança a totalidade do pára-brisa e os espelhos retrovisores tornam-se ineficientes. A água, sobre a pista que acumula óleo, poeira e lixo, diminui o atrito entre os pneus e o chão. A freagem do carro também é mais lenta. Por isso deve-se reduzir a velocidade e acender o farol do carro, que vai aumentar a visibilidade. Acender os faróis em situações de chuva é medida obrigatória em vários países. Com relação à pista escorregadia, Lehfeld afirma que os primeiros 15 minutos de chuva são os mais perigosos. "Depois disso as águas lavam o óleo e a sujeira da pista, aumentando a adesão." A Polícia Rodoviária aconselha aos motoristas, em chuvas fortes nas estradas, que parem os carros no acostamento, com o pisca-alerta ligado, até passar o temporal. O maior risco para os motoristas em dia de chuva é a aquaplanagem. Trata-se de um fenômeno que ocorre quando os carros estão em alta velocidade em pista molhada. Os pneus se deprendem do solo e o carro passa a "boiar" na água. O motorista fica sem freio e perde o controle do carro. Nesse caso, a orientação e não pisar no freio. O correto é tirar o pé do acelerador até os pneus recuperarem a aderência ao asfalto. Em caso de enchente em que a água chegue a 30 centímetros, a parte elétrica do carro pode ser atingida e o carro pára. Os motoristas devem passar com a primeira marcha engatada, mantendo constância na velocidade. Assim, evitam que entre água pelo escapamento, o que faria o carro morrer. Texto Anterior: 'Caçador de emoção' escala viadutos em SP Próximo Texto: Espera para tira pedras dos rins cai para 3 meses Índice |
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