São Paulo, segunda-feira, 9 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índia celebra em festival sua produção recordista no mundo

LÚCIA NAGIB
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Erramos: 11/01/95
Um grande acontecimento é o que faz prever a 26ª edição do Festival Internacional de Cinema da Índia, que terá lugar em Bombaim de 10 a 20 deste mês de janeiro. Não pelo evento em si que, apesar da tradição de 26 anos, não é competitivo e não se insere entre os grandes festivais de cinema do mundo. Mas pelo fato de a Índia, com seus cerca de 700 filmes ao ano, permanecer como o maior produtor cinematográfico do mundo, à frente mesmo dos EUA.
Maior interesse têm as retrospectivas estrangeiras, os tributos e a seção "Herança". Estes incluem uma mostra completa da obra do diretor italiano Federico Fellini e outra do israelense Amos Gitai. Os 100 anos de cinema serão lembrados com uma grande mostra de filmes das origens, incluindo exibições de técnicas pré-cinematográficas (como a lanterna mágica).
Na seção nacional, destaca-se o "Panorama Indiano", uma ampla seleção dos melhores filmes indianos de todos os tempos, elaborada pela Cinemateca Indiana com a ajuda de três grupos regionais de críticos. Outra seção dará ênfase aos filmes dirigidos por mulheres, contando com uma seleção asiática e outra exclusivamente indiana.
Haverá também uma mostra "mainstream", exibindo os títulos indianos de maior bilheteria no ano passado. Na Índia, uma cifra de 7 milhões de espectadores é

Texto Anterior: Astros são figurantes em 'Irmãos Coragem'
Próximo Texto: Tolerância não é passividade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.