São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Art from Brazil' é inaugurada com sucesso

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

A recepção de abertura de quatro exposições que integram a mostra "Art from Brazil in New York" superou a expectativa dos organizadores.
Daniel Senise, Nuno Ramos, Regina Silveira e Mira Schendel inauguraram suas exposições no último sábado. Todas as exposições lotaram.
Segundo Lori Ledis, uma das organizadoras e sócia-proprietária da LedisFlam, que expõe maquetes de Regina Silveira, a abertura da exposição foi um sucesso. "Valeu a pena, o movimento está ótimo", disse.
Daniel Senise faz sua primeira mostra individual com nove telas na Charles Cowles Gallery. Segundo ele, toda a produção é de 1994 e inclui a série "Boomerang", com leitura dos trajetos de bumerangue, e duas telas da série "Ela que Não Está", feita a partir da "falha" da tela "Láccertamento delle Stimmate", de Giotto.
"Achei a iniciativa de montar uma exposição como a 'Art From Brazil in New York' correta", comentou.
Apesar de a exposição contar com um catálogo coletivo com reprodução de obras dos 16 artistas participantes, a galeria Charles Cowles se encarregou de fazer um catálogo exclusivo de Senise, com reprodução das telas expostas e texto de Paulo Herkenhoff (que também escreveu para o catálogo geral).
Na galeria Brooke Alexander, Nuno Ramos abriu sua "Milky Way", com enormes pontos de braile cobertos de parafina espalhados nas paredes da sala e vidros suspensos por estruturas de alumínio que derretem com conteúdo leitoso.
Nuno afirmou que montou a exposição em quatro dias. "Foi muito tranquilo todo o processo. No Brasil, já tinha recebido uma planta da sala e resolvi montar algo sem muita violência", disse.
Ele comentou que é bom expor fora do circuito dos museus. "As galerias dão outro tom à exposição, diferente do referencial que já se tinha em museus. Achei a idéia bacana."
A exposição de Mira Schendel, no Drawing Center, foi uma das mais concorridas. Segundo o organizador e galerista Paulo Figueiredo, esta é a primeira vez que os trabalhos de Mira são expostos em uma mostra nos Estados Unidos.
"É incrível porque as pessoas que estão vindo aqui não conheciam os trabalhos de Mira Schendel antes, e o movimento é surpreendente", disse.
Regina Silveira abriu sua "Mapping the Shadows: maquetes for installations 1984-1994", na galeria LedisFlam.
Regina reuniu 17 maquetes para a exposição e pintou algumas de suas sombras nas paredes da galeria. Muitos comentaram que o sacrifício para localizar a galeria –em novo endereço, em uma rua pouco conhecida e de difícil acesso– valia a pena.
A inauguração oficial da exposição "Art From Brazil in New York" será marcada por uma "open house" (galerias abertas) no dia 12, que inclui a abertura das exposições de Tunga, Adriana Varejão, José Resende, Waltercio Caldas, Cildo Meireles, Sandra Tucci e Hélio Oiticica.

Texto Anterior: Livro de poemas homenageia o escritor mexicano Octavio Paz
Próximo Texto: Rodolfo Valentino ganha museu aos cem anos de seu nascimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.