São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nasrin tem vistos negados por 2 países

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A escritora feminista bengalesa Taslima Nasrin disse ontem que a Índia e a Tailândia negaram pedidos de visto para que ela visitasse os dois países.
Nasrin, 32, anunciou as recusas em Estocolmo (Suécia), onde está exilada desde agosto do ano passado. Ela fugiu de Bangladesh logo depois que as autoridades ordenaram sua prisão, alegando que ela havia cometido blasfêmias contra o Corão, livro sagrado do Islã.
"Se países seculares e democráticos me recusam, isso significa que eles são covardes e estão tomando atitudes covardes", afirmou a escritora. A Índia tem Constituição secular, mas abriga uma importante minoria muçulmana. A Tailândia é budista.
Nasrin disse que pediu os vistos nas embaixadas indiana e tailandesa em Estocolmo para encontrar-se com amigos que não teriam como visitá-la na Europa.
Os muçulmanos fundamentalistas de Bangladesh a condenaram à morte, como fizeram os aiatolás do Irã com o escritor indo-britânico Salman Rushdie, autor de "Versos Satânicos", em 1989.

Texto Anterior: Índia evacua 3 mil por fogo em poço de gás
Próximo Texto: Pequim nega que Deng tenha sido internado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.