São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interventores do Banco Central querem governador na presidência

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os interventores do Banco Central no Banespa defendem um projeto que devem levar à apreciação do Congresso Nacional: fazer com que o governador de cada Estado passe a presidir o conselho de administração dos bancos estaduais.
Com isso, a responsabilidade sobre a gestão do banco recairia sobre o governador de forma imediata. No caso de intervenção do Banco Central, por exemplo, os bens do governador também ficariam indisponíveis, assim como acontece hoje com os membros do conselho de administração.
O interventor-presidente do Banespa, Altino da Cunha, foi o que primeiro falou e defendeu a "proposta". Mas, segundo apurou a Folha, ela conta com o apoio de outros diretores-interventores.
Segundo Altino da Cunha, é impossível hoje ao BC responsabilizar governadores por atos irregulares nos bancos estaduais.
A comissão de inquérito que o BC abriu para identificar "a responsabilidade civil dos possíveis danos causados ao Banespa nos últimos cinco anos" vai levar denúncias ao Ministério Público referentes, no máximo, aos ex-administradores da instituição.
Se a comissão de inquérito perceber ainda irregularidades que possam ser enquadradas na lei do colarinho branco, existe a possibilidade até de o Ministério Público vir a processar esses administradores criminalmente.
"Mas o governador, que indicou os administradores do banco, não assume qualquer responsabilidade sobre os atos do conselho."
A proposta vem a melhorar ainda mais as relações entre os interventores do BC no Banespa e o Sindicato dos Bancários de São Paulo. "Damos nosso total apoio a essa idéia", disse Paulo Salvador, diretor de imprensa do sindicato.

Texto Anterior: Intervenção no Produban sai quarta-feira
Próximo Texto: Governo alagoano faz acordo para receber ICMS atrasado de 8 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.