São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo alagoano faz acordo para receber ICMS atrasado de 8 anos

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

O governo de Alagoas firmou um terceiro acordo com os usineiros do Estado. Pelo acordo, os usineiros vão pagar 30% do ICMS devido já a partir deste mês.
Há quase oito anos os usineiros alagoanos não recolhiam ICMS. O motivo são dois acordos polêmicos firmados pelo então governador, o ex-presidente Fernando Collor.
O acordo firmado pelo governador Divaldo Suruagy (PMDB) não invalida os acordos feitos por Collor.
O acordo de Suruagy, segundo o secretário, vai representar um aumento de R$ 1,5 milhão por mês na receita própria do Estado que é de R$ 18 milhões ao mês.
Suruagy só aceitou ser candidato e teve todo apoio dos usineiros depois que o setor lhe garantiu que voltaria a arrecadar se ele ganhasse a eleição.
Suruagy aproveitou ao máximo em seu secretariado pessoas egressas do setor. Nomeou secretário de Planejamento, Jorge Toledo, o atual presidente do Sindicato dos Usineiros do Estado.
Na Secretaria da Fazenda, ele nomeou José Pereira, que foi tesoureiro da Cooperativa dos Usineiros do Estado.
"O Suruagy é um homem com quem nos entendemos bem e por isso saiu esse acordo", afirmou o usineiro e ex-senador, João Lyra, pai de Thereza Lyra Collor de Mello.

Texto Anterior: Interventores do Banco Central querem governador na presidência
Próximo Texto: Governo despreza lei no cálculo de reajuste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.