São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ubatuba está entre as mais limpas do litoral

Das 56 praias da costa norte paulista pesquisadas pela Cetesb, a das Palmeiras, em Caraguá, foi a pior
Da Folha Vale
Ubatuba e São Sebastião são duas das cidades cujas praias estão entre as mais limpas do litoral norte paulista, segundo pesquisas feitas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Foram analisadas 56 praias em 52 semanas.
Das 20 praias pesquisadas em Ubatuba, 13 não apresentaram poluição em 94, entre elas as praias Grande e Lagoinha, as duas mais frequentadas da cidade.
Na cidade de São Sebastião, 12 das 20 praias analisadas não apresentaram qualquer tipo de poluição, entre elas as da costa sul.
A praia das Palmeiras, em Caraguatatuba, foi a mais suja em 94. O local esteve poluído em 42 das 52 semanas pesquisadas.
Em segundo lugar entre as mais poluídas estão as praias do Indaiá, em Caraguá, e Enseada, em São Sebastião, impróprias para banho durante 40 semanas. Em terceiro lugar ficou a praia Grande, em Caraguá, que esteve poluída durante 36 semanas.
A Martin de Sá, a mais frequentada de Caraguá, passou duas semanas imprópria ao banho entre julho e agosto. Das 11 praias pesquisadas na cidade, apenas quatro não tiveram problemas com poluição.
Na primeira semana de janeiro de 95, cinco praias foram consideradas impróprias. No mesmo período de 94, havia dez praias poluídas.
Segundo o engenheiro Silvio Bohn, da Cetesb, a superpopulação e a falta de infra-estrutura de saneamento básico fazem com que, na temporada de verão, haja um aumento de praias poluídas.
A Cetesb coleta amostras semanalmente e as praias estão impróprias quando, em cinco resultados, três são acima de mil coliformes fecais por 100 mm de água.
As praias da costa sul de São Sebastião têm sistemas de tratamento de esgoto individuais, que impedem que a poluição chegue até os córregos.

Texto Anterior: Mãe achou que filho tinha morrido
Próximo Texto: Prostitutas ganham salvo-conduto em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.