São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preços caem 0,68% nos supermercados

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Alguns dos reajustes de preços prometidos pelas indústrias para este início de ano já estão nas prateleiras dos supermercados. O principal deles, o do creme de leite, foi de 9,2% na semana. Mesmo assim, a tendência ainda é de queda na média geral dos preços.
A pesquisa do Datafolha comparando os preços de 4 com 11 de janeiro mostrou queda de 0,68% nos supermercados e de 0,52% nos hipermercados. Na semana anterior, os preços tinham subido 0,17% nos supermercados e caído 1,08% nos hipermercados.
O mês de janeiro começa de forma atípica em relação aos anos anteriores. Tradicionalmente é um período de forte pressão nos preços, devido à reposição de estoques e reajustes sazonais, principalmente no setor de alimentos.
As pesquisas de preços, no entanto, mostram que os aumentos estão sendo poucos e concentrados nos produtos industrializados. Estas altas, no entanto, são compensadas pela tendência de queda dos alimentos.
As carnes estão entre as principais quedas. No período da pesquisa do Datafolha, os paulistanos pagaram 5,7% menos, em média, pela carne. A maior desaceleração ficou com o frango, que caiu 13,8%.
A queda de preços da carne no varejo está lenta. Nas últimas quatro semanas a redução nos supermercados foi de 8%, segundo o Datafolha. Já o preço do boi no pasto recuou 16% no mesmo período, segundo cotação do sindicato dos pecuaristas.
Básicos
Outra pesquisa do Datafolha mostra que também os alimentos básicos estão em queda. O recuo na semana foi de 0,56%.
A pesquisa do Datafolha coleta preços de 96 itens em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo. A pesquisa faz acompanhamento semanal de preços nos setores de alimentos, produtos de higiene, de beleza e de limpeza.
Na pesquisa desta semana, os setores que tiveram reajustes de preços foram óleos comestíveis (0,62%), derivados de leite (0,24%), derivados de carnes (1,137%) e massas (1,1%).
Entre as baixas estiveram carnes (-5,7%), farinhas (-1,76%), arroz (-1,9%), alimentos enlatados (-0,29%) e produtos de higiene (-0,57%) e de limpeza (-0,40%).

Texto Anterior: Índice da Bolsa paulista sobe mais 6,85%
Próximo Texto: Margem é insuficiente, diz Pão de Açúcar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.