São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 1995
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Margem é insuficiente, diz Pão de Açúcar

DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor superintendente do Grupo Pão de Açúcar, Luiz Antonio Viana, disse que os supermercados não têm margem de lucro suficiente para absorver os aumentos da indústria.
Segundo Viana, os supermercados obtêm, em média, entre 1,5% e 2% de lucro líquido sobre o preço de cada produto vendido, o que os obriga a repassar os aumentos para o consumidor.
Os aumentos previstos pela indústria são de até 15% e se devem à elevação do preço das matérias-primas importadas.
Viana se diz "indignado e revoltado" com a declaração do secretário de Acompanhamento Econômico, José Milton Dallari, a respeito das margens de lucro do setor supermercadista.
Para Dallari, os supermercados podem arcar com os aumentos em suas margens, pois eles não estão generalizados na indústria.
"Trata-se de um dos setores mais competitivos do país. Concorremos inclusive com redes multinacionais como o Carrefour e o Wal-Mart, que deve entrar no mercado esse ano."
Ele está indignado também com a imagem de vilão que os supermercados adquiriram frente ao público consumidor. Ressalta que são as indústrias, e não os supermercados, os formadores de preço no Brasil.
"O consumidor pode escolher entre uma dúzia de supermercados na hora de comprar, já os supermercados estão inteiramente nas mãos dos oligopólios industriais", afirmou Viana.

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