São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura vai alterar 'listas de proibições'

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Prefeitura vai alterar 'listas de proibições'
Proibições serão adequadas a cada local; parque Panambi deve ser inaugurado este ano na marginal Pinheiros
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente está estudando modificar a lista de proibições nos parques da prefeitura.
A idéia é adequar as proibições a cada parque. Atualmente, na maioria deles é proibido, por exemplo, andar de bicicleta.
"No parque Cidade Toronto, o horário de cooper é entre 7h e 9h. Depois disso seria possível liberar as bicicletas. Mas hoje é proibido. Temos um técnico estudando a situação de todos os parques", diz Terezinha Sbrissa de Campos, 50, diretora do Depave (Departamento de Parques e Áreas Verdes).
Segundo ela, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo departamento é que a cada eleição, os administradores dos parques –nomeados diretamente pelo prefeito– são substituídos.
A população deve fiscalizar a atuação dos administradores, diz Terezinha. "Se um parque tem problemas, o cidadão deve reclamar na administração."
Hoje, 560 pessoas (funcionários da prefeitura e de empresas prestadores de serviços) fazem a manutenção dos 29 parques da cidade. O número, segundo o Depave, é insuficiente. Mas faltam verbas.
A escassez de dinheiro também limita a criação de novos parques. "Estamos avaliando áreas para desapropriação, mas é um processo muito caro", diz Terezinha.
Está prevista para o primeiro semestre a abertura do parque Panambi, na marginal Pinheiros (zona sul), diz Jefferson Steinberg, diretor de manejo e conservação de parques e recursos do Depave.
Ainda este ano, os parques devem ganhar bebedouros sem torneira e com timer (que desliga o fluxo de água automaticamente), como os que já existem no Ibirapuera. "Isso diminuiria os riscos de depredação", diz Steinberg.
(ARF)

Texto Anterior: Defesa ambiental pode dar lucro
Próximo Texto: "Só tem uma sombra aqui", diz usuário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.