São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado ao contratar serviço

A prestação de serviços está tendo um peso elevado nos índices de inflação. Os preços não estão congelados, variam muito de um profissional para outro e é muito difícil controlar os orçamentos de encanadores, pedreiros, eletricistas etc.
Nestes setores, a possibilidade de o consumidor ser enganado, tanto no preço quanto na qualidade dos serviços, é grande. Mas, Segundo o Procon-SP, o risco diminui bastante se você tomar alguns cuidados.
1 - Em primeiro lugar, procure sempre contratar um profissional conhecido. Você pode pedir indicação para parentes, amigos ou vizinhos.
2 - Pesquise preços de diversos profissionais. Peça orçamentos detalhados, sem compromisso e por escrito. Assim, fica mais fácil detectar as diferenças de preço de materiais e de mão-de-obra.
3 - Peça explicações e acompanhe cada etapa do trabalho. Pergunte, por exemplo, quais são os materiais que estão sendo utilizados, o número de trabalhadores, quanto tempo vai levar o serviço etc.
4 - Acerte antes a forma de cobrança (por dia, hora ou empreitada) e não se esqueça de conferir se os materiais estão incluídos no preço.
5 - Negocie a forma de pagamento.
6 - Faça um contrato detalhado, que deve ser assinado por ambas as partes.
7 - Nunca pague adiantado. Vá pagando à medida que as diversas etapas do trabalho forem sendo concluídas.
8 - Só acabe de pagar quando o serviço estiver terminado e perfeito. Em caso de defeito ou dúvida, só quite a dívida quando tudo estiver resolvido a seu contento.
9 - Guarde todos os documentos, como orçamento, notas fiscais, recibos, contrato etc. por um prazo de no mínimo dois anos ou pelo tempo em que o serviço estiver garantido no contrato.

Texto Anterior: Saiba quais são as despesas do inquilino
Próximo Texto: Contrato deve seguir a lei
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.