São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economize na compra do material escolar

FRANCISCA RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os pais devem preparar o bolso para mais uma despesa este mês: a da compra do material escolar.
A melhor forma de economizar é pesquisar muito. Pesquisa da Sunab (Superintendência Nacional de Abastecimento) mostrou diferença nos preços de mais de 600%.
O Procon, órgão da Secretaria da Justiça, deve divulgar uma lista de material escolar contendo preços e nome das lojas ainda neste mês. Por isso, quem puder esperar um pouco para comprar, deve fazê-lo, aconselha Adriana Simões Fernandes, supervisora da área de serviços do Procon.
Outra idéia para economizar com as compras de material é formar grupos no próprio bairro ou com os pais de alunos da mesma escola –com um mínimo de 20 pessoas– e comprar o material nos atacadistas, que geralmente vendem mais barato, diz Adriana.
Os pais não devem esquecer também das papelarias que trabalhem com estoques antigos. Geralmente, elas vendem mais barato.
Para a aquisição dos livros didáticos, pode-se comprar direto nas editoras. Para isso, um pai pode pegar a lista da classe toda. Algumas editoras aceitam pedidos para um mínimo de 30 livros e quanto maior o número de unidades adquiridas, maiores as chances de se pleitear um bom desconto, afirma a supervisora do Procon.
Ainda com relação aos livros didáticos, Adriana sugere que os pais envolvam a própria escola em uma campanha para fazer uma feira, por exemplo, com os livros usados pelos seus alunos.
"A idéia é que os alunos doem os livros do ano anterior, que estejam bem conservados e que possam ser adquiridos por outros", explica ela. "Como as escolas não mudam os livros didáticos todo ano, a idéia funciona e dá para economizar bastante."
Se os pais já estiverem de posse da lista de material, é aconselhável começar logo a pesquisa de preços, pois isso demanda tempo. Além disso, quem começar imediatamente pode até conseguir fugir do congestionamento que se forma nas livrarias e papelarias sempre no final deste mês.
Se for formado um grupo, pode-se dividir a tarefa da pesquisa de preços. É bom que se tenha em mãos a lista com as quantidades necessárias e o tipo de material que se quer comprar. Assim, você evita compras aleatórias e gastos desnecessários.

Texto Anterior: Comunique antes saques altos
Próximo Texto: Mudam alíquotas de salários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.