São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indefinição estimula pedido de aposentadoria

FERNANDA BITTENCOURT
DA FT

Os trabalhadores estão apreensivos com a indefinição sobre as novas regras da Previdência.
Eles temem a perda da aposentadoria por tempo de serviço e a queda do teto do benefício de dez para cinco salários mínimos.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo registrou 140 pedidos de aposentadoria na primeira semana do mês, contra 50 em dezembro. Um aumento de 180%.
No Sindicato da Construção Civil, os pedidos de aposentadoria cresceram 50% este mês em relação à última semana de dezembro.
O advogado Wlademir Novaes Martinez disse que a Constituição não oferece nenhuma garantia a quem está perto da aposentadoria. Para ele, as promessas de transição do ministro da Previdência, Ronald Stephanes, só vão valer quando virarem lei.
Hoje, o trabalhador tem direito à aposentadoria integral quando completa 35 anos de serviço (homem) e 30 anos (mulher) e direito à aposentadoria proporcional aos 30 anos de trabalho (homem) e 25 (mulher).

Texto Anterior: Regra de participação no lucro pode mudar
Próximo Texto: Qualidade total exige investimento em pessoas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.