São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
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Wal-Mart caça executivos

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A Wal-Mart –maior cadeia de varejo do mundo, com US$ 68 bilhões de faturamento em 1993– está provocando movimentações no mercado de trabalho brasileiro.
Este ano, a rede de lojas criada por Sam Walton nos EUA deverá abrir pelo menos três lojas no Estado de São Paulo. Serão dois Sam's Club, em Santo André e São Caetano do Sul (região do ABCD), e um Super Center, em Osasco.
Especialistas em varejo calculam que as três lojas, juntas, serão responsáveis pela criação de cerca de mil postos de trabalho.
Eles também prevêem que a chegada da Wal-Mart deve causar uma revolução no varejo brasileiro semelhante à que o Carrefour provocou na década de 80.
Para preencher os cargos de executivos das lojas e da área de compras, a Wal-Mart contratou uma consultoria de São Paulo. Cerca de 60% das vagas já foram ocupadas.
Os alvos preferenciais agora são diretores e gerentes de grandes redes de supermercados, com formação em universidades de ponta, usuários de computador e fluentes em inglês.
Seis gerentes de produto do Cândia receberam propostas, dos quais dois aceitaram. Cinco executivos das lojas Makro foram aliciados pela Wal-Mart, que também sondou diretores do Pão de Açúcar –mas não levou.
Segundo consultores da área de varejo, o trabalho de sondagem dos profissionais foi suficiente para inflacionar os salários dos que estavam na mira da Wal-Mart.
O trabalho de caça aos diretores e gerentes do staff da sede da Wal-Mart no país, instalada em São Paulo, já foi concluído. A tarefa ficou a cargo da filial brasileira de uma consultoria especializada em "headhunting", com sede em Nova York.
Alguns escolhidos, como o superintendente José Paulo do Amaral e o diretor administrativo Davi Vilela, vieram das Lojas Americanas, sócia da Wal-Mart no país. Outros nomes foram atraídos da concorrência.
Todo o time contratado já passou por treinamento de um mês na matriz da rede, nos EUA. O início do recrutamento para os níveis operacionais das lojas não está previsto.
(DCM)

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