São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filosofias separam Parma e Palmeiras

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de terem a Parmalat em comum, o Palmeiras e o Parma, da Itália, ilustram pólos opostos em termos de projeto futebolístico.
Esse antagonismo fica claro nas palavras dos próprios treinadores das equipes (leia entrevistas abaixo), os dois com 47 anos.
O Parma é um equipe média na Itália, apesar do bom desempenho nos últimos anos. A cidade de Parma tem 100 mil habitantes. Bem abaixo, assim, dos 10 milhões da capital paulista.
Sua torcida, pequena, está concentrada nas áreas próximas à cidade. Não existe no resto do país.
Enquanto a capital paulista se esforça para ter um ar cosmopolita, a pequena Parma é apenas um cidade provinciana na Itália.
A sede da Parmalat, empresa de laticínios, tem vocação agropecuária. Diferente do caráter industrial e de serviços de São Paulo.
Mas a maior diferença entre os clubes está talvez na capacidade financeira. O patrocínio da Parmalat é o maior a um clube brasileiro.
Na Itália, a empresa não consegue competir com Giovanni Agnelli (dono da Fiat e da Juventus) ou com o ex-premiê Silvio Berlusconi (dono da Fininvest e do Milan).
Desse modo, enquanto domina o mercado de contratações no Brasil, a Parmalat não tem como competir com os times de Milão, Roma ou Turim.
O Parma não tem condições de montar um supertime no padrão italiano, do mesmo modo que o Palmeiras fez em 1993.
A profissionalização da administração de futebol, introduzida no Palmeiras pela Parmalat, também não é novidade na Itália.
Sem a mesma estrutura dos rivais, o Parma desenvolveu um projeto alternativo aos grandes.
Não faz grandes contratações, não traz estrelas polêmicas, procura incentivar as categorias inferiores.
Esse é o oposto do receituário da Parmalat para o Palmeiras, que fez grandes contratações, trouxe jogadores polêmicos e paga os salários mais altos do Brasil.
Parma e Palmeiras, mais do que clubes-irmãos, são lados opostos de uma mesma moeda, a Parmalat. Lados com preços e filosofias de trabalho bem distintos.

Texto Anterior: Japão anuncia que 'ama gols'
Próximo Texto: Para Nevio Scala, o modelo Parma é a 'salvação' do futebol italiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.