São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qual a origem do calendário?

Severiano Diogo Neto, 19, mecânico, Cruzeiro, SP

Roberto Boczko, do Instituo Astronômico e Geofísico da USP, responde:
Um calendário pode ser definido como sendo um conjunto de regras destinadas a contar a passagem do tempo, associando dias inteiros em períodos maiores.
A imposição para que sejam dias inteiros advém da conveniência de que cada período se inicie na mesma hora do dia.
Não há registros que precisamente indiquem quando nem onde foi elaborado o primeiro calendário, mas indícios mostram que, provavelmente, os primeiros calendários tiveram origem na região norte africano, com os egípcios e babilônicos, entre 3.000 e 2.000 anos antes de Cristo.
Os babilônicos desenvolveram um calendário chamado lunar, que se baseava apenas nas fases da lua, não levando em conta as estações.
Os egípcios, por sua vez, basearam seu calendário no cíclico retorno das estações do ano, dando origem ao calendário solar.
Como nem o intervalo de tempo entre duas luas novas (29,530589 dias) nem o tempo entre duas primaveras (365,242199) se compõem de um número inteiro de dias, cada povo teve que desenvolver regras que melhor aproximassem seu calendário do fenômeno ao qual ele estava associado.
Foi assim que os calendários citados evoluíram, passando por calendários gregos, romanos, Juliano, até que, em 1582 d.C., foi definido o calendário Gregoriano, que é o calendário atualmente usado no hemisfério ocidental da Terra.

Correspondência para a seção Sem Mistério deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Forma de preensão separa hominídeos
Próximo Texto: A rede de influência na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.