São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A quadrilha agora está completa

ANA BAN

"Los 3 Amigos" agora são quatro. Angeli, Glauco e Laerte, criadores dos quadrinhos publicados semanalmente pelo Folhateen, abriram espaço na tira para o desenhista Adão Iturrusgarai Maciel Filho. Nascia o Fanzueca –o puxa-saco que os protagonistas da história pediram a Deus.
Adão, 29, veio para São Paulo há um ano, direto de Porto Alegre. Sua verve ácida –visível em personagens como Rocky & Hudson, dois caubóis gays– se impôs. Começou desenhando para a revista "General". Logo virou roterista do infantil "TV ColOsso", da Globo. Hoje, também edita a revista "Big Bang Bang" e colabora com a "Casseta e Planeta" e a "Sui Generis".
Já era "enfant terrible" desde Cachoeira do Sul (RS), onde nasceu. "Eu ficava desenhando pornografia na calçada, com caco de tijolo", lembra. "Uma vez, troquei as cruzes dos túmulos no cemitério."
Aos 17, quando foi para Porto Alegre estudar Publicidade, tomou contato com quadrinistas e aprendeu a técnica. Por lá, editou as revistas "Dundum" e "Mega Quadrinhos". Entre 1990 e 91, passou um ano em Paris: "Fui só passear, mas acabei tendo cinco histórias publicadas. Foi uma boa experiência, fundamental para que eu tivesse coragem de vir para São Paulo".
A cidade grande, que Adão ama, se rendeu às besteiras sem fim que passam por sua cabeça –e que ele, por sorte, prefere desenhar a concretizar. "Agora, sou um santo", diz.

Texto Anterior: Zé Galinha?; Bacco; Nervos; Inxeridos
Próximo Texto: O melhor da cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.