São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado quer apurar transferência suspeita

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Paulo Bernardo (PT-PR) disse ontem à Folha que vai fazer um levantamento nos dados do Tesouro Nacional em 1994. Ele descobriu, na semana passada, uma operação que considera suspeita no resultado de novembro.
Recursos de R$ 447 milhões foram transferidos, no dia 30, da conta do Tesouro para uma conta da Coordenadoria de Finanças do Ministério da Fazenda.
Os mesmos R$ 447 milhões voltaram à conta do Tesouro em 1º de dezembro. A transferência e o retorno dos recursos estão registrados no Siafi (Sistema Integrado de Administracão Financeira), ao qual os parlamentares têm acesso.
A transferência dos recursos teria camuflado superávit nas contas do Tesouro em novembro.
Com isso, o governo alegava que não tinha recursos para atender pedidos de verbas nos últimos meses do governo Itamar Franco.
"Minha suspeita é de que eles queriam esconder o dinheiro para evitar pressões", disse Bernardo. Ele quer pedir explicações ao ministro da Fazenda, Pedro Malan.
A Folha procurou o secretário do Tesouro, Murilo Portugal, mas ele não estava em Brasília. A assessoria de Malan informou que só o ex-ministro Ciro Gomes pode falar do assunto. Ciro está nos EUA.

Texto Anterior: ACM e Itamar perdem influência com Motta
Próximo Texto: Para Bird, a crise mexicana é isolada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.