São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artéria entupida causa ataque

DA REPORTAGEM LOCAL

Cinco fatores aumentam a probabilidade de alguém ter um enfarte: ser fumante, ter alta taxa de colesterol no sangue, ser diabético, ser hipertenso ou ter histórias de enfarte em pessoas da família.
Segundo o cardiologista David Pamplona, no Brasil uma pessoa em cada 500 tem problemas cárdio-circulatórios (entre eles o enfarte) no decorrer da vida.
Pamplona afirma que a mortalidade aumenta com a idade, atingindo cerca de 30% dos enfartados com mais de 70 anos de idade.
Isto se deve ao fato de que as pessoas idosas têm mais dores atípicas, nas costas, pescoço e abdome, demorando mais para se preocupar e procurar socorro.
Obstrução
O enfarte é a obstrução das artérias coronárias, que irrigam o coração. O entupimento faz com que parte do miocárdio (músculo do coração) não receba oxigênio e fique necrosado (morto).
Nas primeiras horas após o enfarte, o coração bate descompassadamente e a pessoa pode morrer. Depois, o enfarte deixa sequelas.
Quanto maior a extensão da necrose (região morta), maior a insuficiência cardíaca. A pessoa passa a apresentar cansaço para andar, fica com os pés e as mãos inchados e pode ter insuficiência renal.

Texto Anterior: Vítimas de 'falso' enfarte congestionam PS do Incor
Próximo Texto: 'Batedeira' no coração não assustou supervisor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.