São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 1995
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PORQUE SEU CARRO NÃO É UM FÓRMULA 1

- "Mexer" no motor do carro pode aumentar o consumo e diminuir a vida útil do motor. O maior problema é que os outros componentes do carro não são apropriados para resistir ao aumento de velocidade e potência, o que aumenta muito a possibilidade de acidente

SUSPENSÃO
- Quanto maior a velocidade, menor o peso (a roda "agarra" menos no solo). O carro fica mais instável e difícil de controlar em retas e, principalmente, curvas. A suspensão (conjunto de peças que mantém o carro preso ao chão, diminuem o impacto de buracos e mantém a estabilidade) teria que ganhar molas mais duras e amortecedores especiais
- A aerodinâmica dos carros de Fórmula 1, ao contrário, deixa o carro mais pesado com o aumento de velocidade. Os carros também têm pneus mais largos e de materiais especiais, que dão maior aderência. Sua suspensão é projetada para manter o carro no chão, independente de prejuízos ao conforto do passageiro

FREIOS
- Freios de carros de passeio não são projetados para parar veículos que atingem velocidades muito altas. A grandes velocidades, os freios esquentam e perdem eficiência. Com freios normais, um carro a 200 km/h precisa de pelo menos 160 metros para parar, quatro vezes mais do que a 100 km/h
- Os freios de carros da Fórmula 1 utilizam materiais de última geração e não perdem eficiência com o excesso de calor

SEGURANÇA
- Um carro de passeio praticamente não tem equipamentos de segurança para suportar grandes impactos, principalmente modelos nacionais. Além do cinto de três pontas, obrigatório, alguns modelos importados possuem "airbag", uma bolsa de ar que infla em caso de batida e impede que o motorista se choque contra o volante, pára-brisa e painel, além de barras nas portas que protegem contra impactos
- Os cockpits de carros de corrida são "gaiolas" que protegem o piloto em caso de capotamento ou colisão. A carroceria dos carros é feita de fibra de carbono, que absorve impacto. Além disso, os pilotos usam cinto de segurança de cinco pontos, macacão e luvas à prova de fogo, capacete. Em caso de incêndio, um sistema eletrônico aciona extintores dentro do cockpit

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