São Paulo, sexta-feira, 27 de janeiro de 1995
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Sistema telefônico do Rio entra em colapso

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

Diretores da Telerj, Telebrás e Embratel se reuniram ontem na sede da Telerj, no Rio, para tentar resolver o problema do colapso das ligações telefônicas interurbanas.
Esta semana, a situação se agravou com a quase impossibilidade de fazer interurbanos nos horários de pique no Rio.
Segundo a Embratel, os horários de maior utilização das linhas são entre 10h30 e 11h30 e das 14h às 16h. No período da manhã, o Rio recebe 550 mil das 7,2 milhões de ligações feitas em todo o país.
No hotel Caesar's Park –um cinco estrelas na avenida Antônio Carlos Jobim, em Ipanema, zona sul do Rio– por exemplo, na terça-feira, das 1.200 ligações interurbanas diárias que passam pela mesa telefônica, 300 não foram completadas.
O problema foi sentido também por José Luis Sombra, sócio de uma empresa de assessoria em comunicação. Sombra disse que esta semana, de cada dez ligações para fora do Estado que fez, oito não eram sequer completadas.
Segundo o chefe do departamento de Coordenação de Operações da Embratel, Thadeu Rache Corseuil, a principal razão do colapso das ligações interurbanas no Rio foi "um dimensionamento inadequado" do sistema de computador instalado pela NEC do Brasil nas centrais digitais da Embratel no Rio e em São Paulo.
Corseuil informou que a central do Rio foi concebida para receber cerca de 40 mil ligações simultâneas, mas quando o número chegou a 30 mil, o sistema começou a dar sinais de que estava próximo do máximo.
Com isso, a NEC vai utilizar material destinado a centrais da Telerj para aumentar a capacidade da Embratel no Rio. O mesmo serviço está sendo feito em São Paulo, onde a central digital também é fornecida pela NEC.
Em São Paulo, segundo Corseuil, a ação será preventiva, pois como foi instalada uma central no final do ano passado, a situação não era tão emergencial.
Prática
O técnico da Embratel diz que para calcular a capacidade de uma central destas são tantas as variáveis que só é possível se certificar "se está adequado ou não na prática".
Ele diz que o serviço começará a ser feito imediatamente e deverá ficar pronto em até 20 dias. Para Corseuil, outra possibilidade que estava sendo analisada para o problema, o congestionamento das linhas da Telerj, "é secundária" e quando a NEC fizer os ajustes na central, o problema estará resolvido de forma definitiva.

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