São Paulo, sexta-feira, 27 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicatos negociam pagamento

DA REPORTAGEM LOCAL

Oito sindicatos de trabalhadores assinaram ontem um protocolo de intenções para chegar a um acordo com o Simpi sobre a participação nos lucros das empresas em São Paulo.
Eles representam os gráficos de Barueri e Osasco, os trabalhadores na indústria de vestuário de Guarulhos, e os metalúrgicos de Santa Bárbara D'Oeste, de Americana, de Mogi Guaçu, de Mogi Mirim, de Piracicaba e de Cajamar.
Cinco outros sindicatos já assinaram com o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo um acordo para o pagamento da participação nos ganhos de produtividade.
O primeiro foi assinado com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, em 6 de dezembro. Dia 21 de dezembro, quatro sindicatos de metalúrgicos do interior do Estado –Catanduva, Ourinhos, Itapira e Itatiba– também aderiram.
Joseph Couri, presidente do Simpi, estima que essas cinco entidades representem cerca de 30 mil trabalhadores de mil pequenas indústrias. O pagamento aos trabalhadores, segundo ele, deve ser um percentual do salário, proporcional ao aumento da produção.
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) quer excluir os sindicatos de trabalhadores das negociações sobre participação dos empregados nos lucros das empresas.
Sugestão de emenda nesse sentido à MP (medida provisória) 794 será encaminhada pela CNI ao Congresso na próxima semana.
A decisão foi tomada em reunião da diretoria da CNI, ontem, no Rio. A entidade não aprovou a proposta da Firjan, a federação das indústrias do Rio, de pedir ao presidente FHC a retirada da MP.

Colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior: Governo pode não reeditar a MP que prevê participação nos lucros
Próximo Texto: Agricultores criticam novo redutor para TR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.