São Paulo, sexta-feira, 27 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Questão aritmética; Questão política; Gargalo entrevisto; Funil inflacionário; Efeito tequila; Extensão da ressaca; Plano popular; Fé de ministro

Questão aritmética
Eduardo Gianetti da Fonseca, da USP, acha factível um crescimento não inflacionário de 5% este ano. "Basta manter a produção", diz. Como ela só deslanchou no segundo semestre, a média deste ano seria bem maior.

Questão política
Para Gianetti, o problema surge a médio prazo quando –esgotado o potencial de aproveitamento da capacidade instalada– a expansão depender de investimentos. "Sem definição das regras do jogo é difícil a decisão de investimento."

Gargalo entrevisto
Julian Chacel, ex-FGV, acha que a previsão de crescimento de 5% é "exageradamente alta". A insuficiência de infra-estrutura poderia representar estrangulamento da produção, ameaçando a sustentabilidade da recuperação.

Funil inflacionário
Com o atraso de 30 a 45 da safra, devido à seca, o escoamento da produção agrícola deverá se concentrar num período mais curto, agravando o problema do frete, diz Flávio Telles de Menezes, da Sociedade Rural Brasileira.

Efeito tequila
O J.P. Morgan, dos EUA, vai cortar até 10% de sua força de trabalho devido à substancial redução dos lucros. Serão afetados os setores de operações globalizadas e empréstimos a empresas.

Extensão da ressaca
A indústria automobilística do México prepara-se para redução de até 40% nas vendas este ano devido à desvalorização do peso, diz o "The Wall Street Journal".

Plano popular
A campanha Mille on Line, da Fiat, atingiu 100 mil pedidos no final de semana, dos quais 47,6% foram atendidos. A iniciativa, que tem quatro meses, objetiva combater o ágio no carro popular.

Fé de ministro
Domingo Cavallo disse a banqueiros suíços estar confiante de que a Argentina atrairia US$ 6,4 bilhões este ano em investimentos.

Texto Anterior: Total de empregados cai 2,3%
Próximo Texto: Contribuição ao déficit; Sede na praia; Tamanho da mordida; Eficiência questionada; Busca de dólares; Para todos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.