São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Percurso de maratona inclui principais obras

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

A 1ª Maratona de São Paulo, que vai ser transmitida pela TV Globo, passará pelas principais obras do prefeito Paulo Maluf (veja quadro com o roteiro).
Ela acontece amanhã com largada prevista às 9h na avenida Rio Branco (região central) e chegada na rua Marechal Maurício Cardoso, no Ibirapuera (zona sul).
Seu percurso será de 42 km e já estão inscritos cerca de 5.000 corredores de vários países.
Os maratonistas vão passar por uma unidade do conjunto habitacional Cingapura, por algumas avenidas reurbanizadas após canalizações de córregos, pela ponte Bernardo Goldfarb e, por fim, pelos túneis sob o rio Pinheiros e sob o parque Ibirapuera.
O prefeito nega o uso político. ``Você acha que eu tenho tempo para ficar pensando em percurso de corrida?", disse ele, quando perguntado sobre o assunto.
O vereador Carlos Zarattini (PT) acha que sim, e denunciou o fato na Câmara Municipal. ``A corrida é uma manobra propagandística. Se o percurso fosse na periferia, a TV não mostraria obra nenhuma, pois ela está abandonada", declarou.
O diretor da prova, Ricardo Gomes, diz que o traçado foi feito ``a partir das exigências da Federação Internacional de Atletismo".
Gomes é diretor de promoções da Koch Tavares, empresa que promove a prova junto com a Rede Globo e a prefeitura. Segundo ele, o objetivo é ``mostrar a cidade" e não ``fazer política".
O preparador físico Nuno Cobra, que treinava o piloto Ayrton Senna, disse ontem estar ``preocupadíssimo" com o fato de a maratona passar por dentro de túneis que chegam a quase 1.700 metros.
``Colocar 5.000 pessoas em um túnel, mais os carros de apoio e da imprensa, é muito estranho e perigoso. Os corredores vão sentir falta de ar", disse.
Segundo Gomes, os túneis são bem ventilados e a maratona terá um bom sistema de apoio para casos de emergência.
Veja abaixo opções para evitar o percurso da maratona.
(LHA)

Opções para as vias bloqueadas:
Av. Rio Branco (pegue a rua dos Guaianases ou rua dos Andradas); av. Rudge, sentido centro-bairro (utilize a av. Tiradentes); av. Marquês de São Vicente (use a Marginal Tietê ou rua do Bosque/rua da Várzea); av. Antártica, sentido Sumaré-Marginal (pegue a av. Pompéia); av. Sumaré, sentido Pinheiros-Marginal (utilize a rua Cardoso de Almeida); av. Paulo 6º, sentido Pinheiros-Marginal (use a av. Rebouças ou rua Amália de Noronha); rua Teodoro Sampaio (pegue a rua dos Pinheiros); av. Pedroso de Morais, sentido Pinheiros-Jardins (utilize a avenida Diógenes Ribeiro de Lima); av. Prof. Fonseca Rodrigues (use a av. Diógenes Ribeiro de Lima); av. Presidente Altino (pegue a av. dos Autonomistas); viaduto Bernardo Goldfarb (utilize o viaduto Eusébio Matoso); av. Lineu de Paula Machado, sentido Butantã-Santo Amaro (use a Marginal Pinheiros); av. Juscelino Kubitschek, sentido bairro-centro (pegue a rua Ministro Jesuíno Cardoso); av. 23 de Maio, sentido bairro-centro (utilize a av. 9 de Julho).

Texto Anterior: A LETRA
Próximo Texto: CET prevê 40% a menos de carros na área
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.