São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancada do PR ameaça votar contra FSE

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A bancada do Paraná promete se rebelar contra a prorrogação do FSE (Fundo Social de Emergência) em protesto contra a rejeição de indicações feitas para cargos federais no Estado.
Os deputados ameaçam tingir de vermelho o painel de votação, numa referência à luz dessa cor que marca o ``não".
O estopim da crise que envolve 21 deputados foi a rejeição do nome do ex-governador Mário Pereira (PMDB) para a presidência da Itaipu Binacional. O governo nomeou o ex-deputado Euclides Scalco (PSDB-PR) para o cargo.
Eles pretendem arregimentar parlamentares governistas descontentes de outros Estados para derrubar o FSE e esperam conseguir de 45 e 50 votos.
Já contam como certa a adesão do PMDB de Santa Catarina (cinco deputados). O PMDB se revoltou porque o presidente nacional do PFL, Jorge bornhausen, conseguiu os principais cargos do Estado para o seu partido.
``Demos prazo até a semana que vem. Depois, o pau vai comer. Ou eles atendem o partido ou votamos contra o FSE", afirmou ontem o deputado Edinho Bez (PMDB-SC).
O deputado afirma que o PFL ficou com as presidências da Telesc (Victor Konder Reis) e da Eletrosul (Claudio Ávila da Silva). Além disso, está substituindo os diretores regionais de Telesc ligados ao PMDB.
``O presidente da Telesc diz que tem a caneta na mão e não quer saber de políticos. Quer nomear técnicos. Mas o critério político serviu para nomeá-lo e entregar-lhe a caneta", afirma Bez. Ele lembra que Konder Reis é primo de Bornhausen.
Os deputados do Paraná também haviam feito indicações políticas para a presidência e as diretorias da Telepar (subsidiária da Telebrás). O ministro das Comunicações, Sérgio Motta, colocou um técnico de Campinas na presidência da empresa.
Os paranaenses estão revoltados com o secretário-geral da Presidência, Eduardo Jorge, o responsável pelas nomeações de segundo e terceiro escalões.

Texto Anterior: Pertence quer juiz corregedor no STF
Próximo Texto: Acordo limita uso de FSE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.