São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de um acordo pode levar à greve

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobrás recusou a última proposta de acordo coletivo feita pelos petroleiros, e a FUP (Federação Única dos Petroleiros) convocou para os próximos dias 21 e 22 uma ``plenária nacional de base" para avaliar o movimento.
O presidente da FUP, Antônio Carlos Spis, disse que a entidade ``vai apontar para a mobilização com greve".
Duas cláusulas separam Petrobrás e petroleiros do acordo. A garantia no emprego e os efeitos do desconto pela empresa dos dias parados na greve de maio/junho sobre outros direitos, como férias, 13 salário e promoções.
Na semana passada, a empresa aceitou definir no acordo que não faria demissões coletivas de concursados. Sobre a greve, aceitava rever, a seu critério, os efeitos sobre promoções.
A proposta foi considerada insuficiente pelos petroleiros. Spis disse que a categoria ainda espera retomar as negociações. Para isso, ela aguarda que hoje a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados responda afirmativamente ao seu pedido para que seja mediadora das discussões. A Petrobrás já disse que não quer mediador.

Texto Anterior: PF apura fraude na Previdência
Próximo Texto: Sem-terra resistirão pacificamente a PM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.