São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentino propõe jornal do Mercosul

Jornalista do `Clarín' defende parceria

DE BUENOS AIRES

Um jornal publicado em parceria por empresas de comunicação dos países do Mercosul é uma das idéias que o jornalista Ricardo Kirschbaum, 46, deverá apresentar no 2º Fórum Folha de Jornalismo e Mídia.
Kirschbaum, pró-secretário de Redação -responsável pela produção jornalística das principais editorias- do jornal argentino ``Clarín", falará sobre ``O Mercosul na Imprensa e na Mídia".
Ele também é co-autor do livro ``Malvinas -A Trama Secreta", que lhe deu o prêmio Ortega y Gasset de melhor investigação jornalística em 1984.
A seguir, trechos de sua entrevista à Folha.

Folha - O Mercosul, do ponto de vista jornalístico, começou com acordo entre jornais. Quais as próximas etapas?
Ricardo Kirschbaum - Há muito o que fazer. Os acordos que firmamos são iniciais. Ainda não expressam a potencialidade do Mercosul. Eu penso que a associação entre jornais argentinos e brasileiros deveria ter como meta um jornal regional.
Folha - Como ele seria?
Kirschbaum - Em meu projeto, circularia no Mercosul e se ocuparia dos temas principais que preocupam os dirigentes destes países. Utilizaria os melhores materiais produzidos pela Folha, ``Clarín" e jornais uruguaio e paraguaio.
Folha - O senhor poderia comentar alguma experiência de jornal assim?
Kirschbaum - O ``International Herald Tribune", que é editado em inglês e circula na Europa, surgiu de uma parceria entre o ``Washington Post" e o ``The New York Times".
Folha - Em que etapa está o acordo entre a Folha e o ``Clarín"?
Kirschbaum - Publicamos uma revista sobre o Mercosul, que circulou em janeiro. Agora preparamos um suplemento simultâneo, com circulação em Buenos Aires e São Paulo prevista para novembro.
Folha - Quais as principais dificuldades para se concretizar o intercâmbio entre jornais argentinos e brasileiros?
Kirschbaum - O idioma. Em um jornal para a região, teremos de optar entre uma edição bilíngue, ou em espanhol e português.

Os convidados internacionais do 2º Fórum Folha viajam por cortesia da Vasp

Texto Anterior: Mirândola é solto e faz brincadeira
Próximo Texto: Sucessores de FHC pagarão maior parte do empréstimo do Sivam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.