São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste reprova 16 marcas de aditivos

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Teste mostra que a maioria dos aditivos é água pura
Um teste realizado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo) reprovou 16 marcas de aditivos para radiadores de 23 analisadas. A maioria dos produtos é composta basicamente de água com corante, segundo laudos do instituto.
Os exames laboratoriais detectaram até 100% de água nos aditivos Araxel, fabricado pela Frandol Indústria e Comércio Ltda., e Dybamics, da Dina-Oil, considerados os mais fraudados.
Os aditivos devem proteger os radiadores contra danos causados por superaquecimento e corrosões. De acordo com o teste, a maioria dos produtos não desempenha essa função devido ao alto índice de água na composição.
Os produtos analisados apresentaram também irregularidades nos testes de PH, ponto de ebulição e densidade.
Somente seis marcas foram aprovadas em todos os quesitos: Bardhal Rad Cool, Wal Fran, Radiador Plus Agip, Radiex, Paraflu-Ecotech e AC Delco.
O Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) analisou a rotulagem das 23 marcas de aditivos testadas e também constatou várias irregularidades. Desse total, 22 produtos não apresentaram informações quanto às condições ideais de armazenamento.

Texto Anterior: Fiscais multam restaurante sem cartaz antifumo
Próximo Texto: Grupo que furtava bolsa em restaurante é preso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.