São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Duendes traz história com os personagens da série "Arquivo X

BIA ABRAMO
DA REPORTAGEM LOCAL

Aproveitando o sucesso que a série ``Arquivo X" vem fazendo na televisão, a editora Mercuryo vai lançar livros baseados nos personagens do seriado televisivo. O primeiro é ``Duendes - A Verdade Está Lá Fora", de Charles Grant.
``Arquivo X" é uma daquelas extravagâncias que acabam dando certo -atualmente, figura como uma das séries de maior sucesso nos EUA e é exibida em 61 países. No Brasil, um canal de TV a cabo, a Fox, e um de sinal aberto, a Record, são as responsáveis pela disseminação da ``Xmania".
O roteirista Chris Carter, criador do seriado para a televisão, parece ter se esforçado para encontrar o ponto de intersecção entre "A Gata e o Rato", ``Máquina Mortífera" e "Além da Imaginação". Conseguiu.
Fox Mulder (interpretado no seriado por David Duchovny) trabalha no Arquivo X, uma divisão do FBI especializada em casos estranhos -paranormalidade, extraterrestres, OVNIs, fantasmas etc. Em tempo: ele acredita que os alienígenas já estão entre nós e que há muito mais coisas entre o céu e a Terra do que supomos.
Sua parceira, Dana Scully (Gillian Anderson), só não poderia ser mais diferente se "Arquivo X" não se amparasse na fórmula consagrada por Hollywood de contrapor personalidades absolutamente distintas em filmes policiais. Ela é a primeira a duvidar de Mulder. Tenta sempre arrumar uma explicação racional e prosaica para o que, à primeira vista, pertence a outros mundos.
Com base nos personagens de Carter, "Duendes é mais uma jogada esperta do que propriamente um livro. Charles Grant criou uma história nos moldes da série -ou seja, garantia de sucesso.
Em "Duendes, Mulder e Scully investigam assassinatos misteriosos em uma pequena cidade. Para acrescentar mais veneno, além da oposição Mulder-Scully, o escritor achou por bem acrescentar mais uma dupla de agentes, Hank Webber, um tonto bem-intencionado, e Licia Andrews, uma chata cheia de segundas intenções.
O Homem Invisível, apelido dado ao criminoso, degola suas vítimas sem deixar rastros. Uma velha meio louca fala em duendes.
É uma bobagem, claro, mas tem aquela qualidade dos bons best sellers, como os de Michael Crichton: proporciona um par de horas de leitura interessada e divertida. E dá para ler sem ser fã da série.

Livro: Duendes - A Verdade Está Lá Fora
Autor: Charles Grant
Lançamento: Editora Mercuryo
Preço: R$18

Texto Anterior: Vernon segue tendência funk do festival
Próximo Texto: Bomba! Bomba! A Tia Hebe tem pauzão!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.