São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kafka continua sem solução

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

O maior drama de um escritor como Franz Kafka é que o mundo e as artes que se articulam em torno de sua obra não conseguem dar conta de seus escritos.
Isso pode ser provado hoje na Record, às 21h30, com a exibição de ``O Processo", do inglês David Jones.
Baseado no romance de mesmo nome, escrito por Kafka em 1913, o filme mostra a história de um homem acusado por um crime que nunca se explica ao certo qual é; e nem quais as leis a que ele se submete.
Mostrado como um longo calvário desse personagem, o diretor Jones opta por seguir de maneira acadêmica o roteiro criado pelo dramaturgo Harold Pinter.
Como sempre em Kafka, o resultado final é um festival de metáforas sobre os regimes totalitários, a repressão sexual ou o absurdo do mundo. Enfim, sobre tudo aquilo que se acostumou a reconhecer como ``kafkiano".
Mas, também como sempre, nada parece funcionar. As imagens criadas no filme parecem estar muito distantes do que a imaginação do escritor nos proporcionou em páginas cuidadosamente escritas.

Texto Anterior: Bomba! O Edmar Bachou o tabuleiro!
Próximo Texto: Schwarzenegger mostra seu lado cômico em paródia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.