São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tchetchenos exigem força de paz da ONU

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os rebeldes da república separatista da Tchetchênia (a sudoeste da Rússia) exigiram que a ONU envie uma força de paz para a região.
``A participação do lado tchetcheno nas negociações (com os russos) está suspensa até a chegada de observadores internacionais e de forças de segurança da ONU para garantir as normas internacionais", disse o líder dos rebeldes, Djokhar Dudaiev.
Ele acusou os russos por um ataque a duas aldeias da região que teria deixado 30 mortos civis. O governo russo respondeu dizendo que os separatistas comprometem o processo de paz.
A Tchetchênia declarou independência em relação à Rússia em 1991, mas não foi reconhecida. Em dezembro de 1994, os russos enviaram tropas à região para reprimir os rebeldes.
A Rússia é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e pode vetar resoluções. A ONU tem na ex-Iugoslávia mais de 30 mil homens, entre soldados e observadores militares.

Texto Anterior: Irmã de Jirinovski é candidata a deputada
Próximo Texto: OLP amplia autoridade na Cisjordânia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.