São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vila nasceu do garimpo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O povoado de São Jorge nasceu no começo do século e se expandiu com a descoberta do garimpo de cristais, em 1912. Trinta anos depois, no começo da década de 40, cerca de 2.500 pessoas moravam no povoado.
A atividade de garimpo deixou marcas por toda a região. Para retirar o cristal, os garimpeiros cavavam a terra fazendo buracos que chegam aos cinco metros.
Até o começo da década de 60, grande parte da produção era exportada. Hoje, o comércio de cristal se resume à venda de pequenas peças “in natura”, ou trabalhadas artesanalmente.
Para quem se interessa por isso, os preços são atraentes. Uma pedra de cristal com dez centímetros é encontrada por R$ 7.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi fundado em 1961, por iniciativa do presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976). A área original era de cerca de 600 mil hectares.
As pressões de proprietários rurais forçaram a revisão dos limites desapropriados. Restou apenas 10% da área original.
A segunda pressão enfrentada pelo governo veio dos moradores e ex-garimpeiros.
O jeito foi integrar a comunidade ao parque. Muitos dos guias e comerciantes da região são ex-garimpeiros.

Texto Anterior: Luz elétrica `acende' turismo na região
Próximo Texto: Visita só é permitida com guias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.