São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Anna' faz registro político da ex-URSS

DANIELA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Filme: Anna - dos 6 aos 18
Direção: Nikita Mikhalkov
Produção: Rússia, 1995
Elenco: Anna Mikhalkov
Estréia: Espaço Banco Nacional

A idéia do filme "Anna - dos 6 aos 18, do diretor russo Nikita Mikhalkov, é, talvez, brilhante. Em 1979, o cineasta resolveu fazer um registro de seu país sob a óptica de sua filha, a pequena Anna, então com seis anos.
Por doze anos consecutivos, o cineasta registrou a opinião de Anna, com perguntas simples, como: "Do que você tem medo?.
Pequena, ela dá as melhores respostas: "Tenho medo do crocodilo. Com o correr dos anos, as perguntas tornaram-se previsíveis e, inevitavelmente, esbarrariam nas questões políticas do país. Após a Guerra Fria, por exemplo, a menina afirmava que já não tinha mais medo da guerra. Declaração seguida de cenas de atrocidades dos conflitos.
Nesse aspecto, a bonita proposta do filme torna-se cruel. Seu único êxito talvez seja o "timing perfeito de registrar o país no seu exato momento de transição.
(DR)

Texto Anterior: 'Árvore dos Sonhos' exagera na miséria
Próximo Texto: "Maria Parda" embriaga o público
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.