São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plebiscitos acrescentam cinco novos municípios aos 10 existentes em RR

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Moradores decidiram em plebiscitos realizados no último fim-de-semana transformar em municípios cinco localidades do Estado de Roraima.
A aprovação é o primeiro passo para a emancipação dessas localidades, que deve ser confirmada por lei estadual. Confirmadas as emancipações, Roraima passará a ter 15 municípios.
Os dez municípios atuais estão distribuídos em uma área de cerca de 230 mil km2, pouco menor que a área do Estado de São Paulo. A população estimada em Roraima é de 240 mil habitantes.
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado aproveitou os plebiscitos para testar o mecanismo de votação eletrônica. Os resultados foram conhecidos imediatamente após o término da votação.
Foram aprovadas as emancipações dos vilarejos de Pacaraima, Cantá, Uiramutã, Amajari e Rorainópolis. Votaram 54% dos 11.518 eleitores das localidades.
O objetivo da emancipação é criar pólos de desenvolvimento.
A Funai (Fundação Nacional do Índio) pretende entrar na Justiça com ação de inconstitucionalidade contra a emancipação de Pacaraima, pois o novo município ficaria dentro da área indígena de São Marcos.

Texto Anterior: Padre anuncia durante missa que engravidou mulher com quem vive
Próximo Texto: A vez do Bilhete Único
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.