São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universal pune bispo que chutou santa

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A Igreja Universal do Reino de Deus decidiu punir o bispo Sérgio Von Helder, que deu chutes na imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ele será afastado da direção da igreja em São Paulo e transferido para local ainda não definido.
O pastor Ronaldo Didini, que se declarou solidário a Von Helder, deixará de ser apresentador do programa "25ª Hora", da TV Record, e irá para um dos países onde a Universal está instalada.
As duas decisões são uma vitória da ala moderada da Universal.
Esse segmento defende posições mais conciliadoras frente a outras religiões e condena atitudes de confronto. Também é formado por bispos que costumam consultar os outros dirigentes antes de tomar decisões importantes ou dar declarações em nome da igreja.
A excessiva autonomia foi justamente o fator decisivo para o afastamento de Didini, mais ainda que a solidariedade a Von Helder.
Recentemente, o pastor deu declarações em nome da igreja sem ter delegação para tanto. No domingo pela manhã, concedeu entrevista coletiva na qual disse que a Universal apoiava Von Helder.
As declarações de Didini foram a gota d'água para que o bispo Edir Macedo, principal líder da igreja, decidisse pedir desculpas aos católicos na tarde de domingo.
O destino de Von Helder depende em grande parte do andamento dos inquéritos policiais contra ele. A tendência é que ele permaneça no Brasil. A Folha apurou que a direção da igreja teme que sua transferência para o exterior seja interpretada como uma tentativa de fuga da Justiça.
A decisão de suspender Von Helder e Didini de suas funções foi tomada na madrugada de ontem. Os integrantes do conselho de bispos conversaram por telefone anteontem à noite e concluíram que a situação era insustentável.
A palavra final foi dada por Edir Macedo. Ele comunicou a decisão ao bispo Honoril Gonçalves, de Brasília, que foi encarregado de falar com Von Helder e Didini.
O bispo de Brasília será o novo apresentador do "25ª Hora".
O substituto do bispo Von Helder em São Paulo ainda não foi escolhido, mas é certo que será alguém identificado com a ala moderada da igreja.
A crise provocada pela agressão à Nossa Senhora será discutida em reunião extraordinária de dirigentes da Universal. Nos próximos dias, alguns integrantes do Conselho de Bispos vão se reunir com Macedo fora do Brasil.
Didini também deixará a presidência da ABC (Associação Beneficente Cristã), entidade criada pela igreja para atuar na área social.
Dirigentes da Universal avaliam que Von Helder expôs de maneira indevida a instituição. Com seu ato, ele teria demonstrado falta de preparo para ocupar o cargo.

Texto Anterior: Leia a íntegra de FHC no rádio
Próximo Texto: Já são três os pedidos de resgate de imagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.