São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trem tomba e explode no Paraná

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Vinte e nove vagões carregados com combustível e cimento tombaram na madrugada de ontem no município de Reserva (cerca de 200 km de Curitiba). Houve vazamento de gasolina e óleo diesel de 22 vagões, seguido de explosão e incêndio. Não houve vítimas.
A superintendência da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) em Curitiba informou que ainda não sabe quantos dos 22 vagões que transportavam 1,3 milhão de litros de combustível -14 vagões com óleo diesel e oito com gasolina- explodiram e nem a quantidade de produto vazado.
O acidente ocorreu por volta da 1h30 da madrugada a 10 km do centro de Reserva. Quatro locomotivas puxavam 101 vagões, 40 deles transportando combustíveis, seis com cimento, dois com adubo e outros dois com areia. Os demais estavam vazios.
Os 40 vagões com combustível haviam sido carregados pela manhã na Repar (Refinaria Getúlio Vargas), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. O produto seria transportado para a região Norte do Estado.
A Agência Folha não conseguiu falar com a assessoria da Repar para saber como ficarão os consumidores nas cidades da região Norte que seriam abastecidas com o combustível.
Com o tombamento, 25 vagões ficaram destruídos, sendo que três deles -carregados com cimento- foram totalmente queimados, segundo a RFFSA. O vazamento atingiu o rio Lageado, que corre paralelo à linha férrea.
O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) deve mandar técnicos ao local para avaliar os prejuízos. Segundo a Prefeitura de Reserva, o rio não integra o sistema de abastecimento de água da cidade.
O assessor de imprensa da RFFSA, Roberto Borba, disse ontem que a causa do acidente só deve ser apurada após retirada dos vagões. Segundo ele, o acidente destruiu 50 metros da linha e os prejuízos são de R$ 2,65 milhões.

Texto Anterior: Vagão feminino teve adesão de 60% ontem; O NÚMERO; Juíza toma posse hoje em Tribunal Regional; Justiça autoriza aborto em feto sem cérebro; Menina atingida por bala perdida morre
Próximo Texto: Linha não tem previsão para ser liberada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.