São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Linha não tem previsão para ser liberada

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O assessor de imprensa da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) em Curitiba, Roberto Borba, disse ontem que não há previsão de liberação do ramal ferroviário entre Ponta Grossa e Maringá. O trecho é um dos principais para o escoamento da safra até o porto de Paranaguá.
Borba afirmou que a operação de retirada dos vagões tombados teria início por volta das 19h de ontem, com a chegada dos guinchos e de dois vagões com 45 mil litros de água.
Segundo ele, a retirada só pode ser feita depois que os vagões estiverem totalmente resfriados. "Enquanto não estiver frio, o guincho não pode operar", afirmou.
Desde a madrugada de ontem, uma equipe do Corpo de Bombeiros do município de Telêmaco Borba, a 70 km do local do acidente, ficou no local combatendo o incêndio e resfriando os demais vagões para evitar novas explosões. Até as 17h30, a equipe não havia retornado ao quartel.
O assessor de imprensa da Prefeitura de Reserva, Osvaldo dos Santos, disse que no final da tarde ainda havia pequenos focos de incêndio no local e muita fumaça.
Há seis anos, um trem também carregado com combustível tombou e explodiu próximo a uma vila em Araucária, depois de ter sido abastecido. A explosão causou a morte de quatro pessoas e o incêndio em 20 casas da vila.
Neste ano, dois acidentes foram registrados em Curitiba nos cruzamentos de ruas com linhas férreas. Em junho, um caminhão perdeu o freio e atingiu uma locomotiva, provocando o descarrilamento de duas outras locomotivas e um vagão. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves.
O segundo acidente ocorreu há um mês, quando o motorista do ônibus de turismo Aparecido Gomes Duarte não respeitou a sinalização e colidiu com um trem de carga. Duarte sofreu apenas uma fratura no braço. O ônibus estava sem passageiros.(MS)

Texto Anterior: Trem tomba e explode no Paraná
Próximo Texto: Escolas vão ter aulas de meio ambiente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.