São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taiwan quer que China abandone ameaça militar antes de cúpula

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

A China deve retirar sua ameaça de atacar Taiwan como um gesto para melhorar a relação entre os dois países, declarou ontem o premiê de Taiwan, Lien Chan.
A declaração respondeu à proposta do presidente chinês, Jiang Zemin, de realizar um encontro entre ele e o presidente de Taiwan, Lee Teng-hui. A idéia da reunião de cúpula, que busca diminuir a tensão entre os dois países, "deve ser estudada", disse Lee.
Seria a primeira reunião entre os presidentes desses países. Em 1949, os comunistas conquistaram o poder em Pequim. Derrotados, os nacionalistas se refugiaram na ilha de Taiwan.
A China considera Taiwan parte de seu território e ameaça invadir a "ilha rebelde", caso ela declare independência. Taiwan quer a reunificação, mas rejeita um processo comandado pelos comunistas.
Jiang Zemin disse querer ir a Taiwan. Segundo ele, Lee Teng-hui seria bem recebido em Pequim. Os comunistas já haviam feito essa proposta.
Pequim repete a idéia e tenta reduzir a tensão crescente desde junho, quando Lee foi aos EUA.
A China busca impor isolamento diplomático à "ilha rebelde. Tentou impedir a viagem de Lee Teng-hui, descrito pela imprensa de Pequim como alguém a ser jogado no "lixo da história".
O tom mais moderado de Pequim coincide com a aproximação do encontro entre Jiang Zemin e Bill Clinton, presidente dos EUA. A reunião deve ocorrer no próximo dia 24, em Nova York.

Texto Anterior: Corte Européia considera ilegais cotas de emprego para mulheres
Próximo Texto: Ofensiva mata 61 no Sri Lanka; Zâmbia pode deportar ex-líder; Turquia tem governo provisório; Francesa é a pessoa mais velha do mundo; Japão protesta contra espionagem da CIA; Greenpeace processa governo francês; Iraque faz eleições parlamentares em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.