São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ofensiva mata 61 no Sri Lanka; Zâmbia pode deportar ex-líder; Turquia tem governo provisório; Francesa é a pessoa mais velha do mundo; Japão protesta contra espionagem da CIA; Greenpeace processa governo francês; Iraque faz eleições parlamentares em 96

Ofensiva mata 61 no Sri Lanka
Tropas do Exército do Sri Lanka lançaram ontem uma grande ofensiva contra os separatistas da guerrilha Tigres Tâmeis, matando 61 rebeldes. Outros 250 ficaram feridos, no primeiro dia da Operação Brilho do Sol. Segundo funcionários do governo, 19 soldados morreram e 157 ficaram feridos na ação.

Zâmbia pode deportar ex-líder
O ex-presidente Kenneth Kaunda, que governou a Zâmbia por 27 anos, pode ser deportado do país. Segundo a Justiça zambiana, Kaunda renunciou a sua cidadania malasiana só em 1970, apesar de ter chegado à Zâmbia em 1964 (ano da independência). Pela lei do país do sul da África, os não-zambianos teriam um ano para requerer nova cidadania partir de 1964.

Turquia tem governo provisório
O presidente da Turquia, Suleyman Demirel, aceitou ontem a proposta de uma nova coalizão governista apresentada anteontem pela primeira-ministra Tansu Çiller. No domingo, ela perdeu no Parlamento voto de confiança e teve de convocar eleições antecipadas. Ela formou uma coligação provisória para governar até o novo pleito.

Francesa é a pessoa mais velha do mundo
A francesa Jeanne Calmet se tornou ontem a mulher mais velha do mundo que pôde ter a idade verificada, disseram pesquisadores franceses. Calmet, que conheceu o pintor Vincent van Gogh, completou 120 anos e 238 dias, ultrapassando o japonês Shigechiyo Izumi, morto em 86 aos 120 anos e 237 dias.

Japão protesta contra espionagem da CIA
O Japão expressou ontem ao governo dos EUA preocupação sobre a suposta espionagem realizada por agentes da CIA (serviço de informações dos EUA) durante a crise comercial entre os dois países, no início do ano. A CIA teria grampeado telefones de empresários japoneses quando os EUA ameaçaram sobretaxar os carros japoneses, caso Tóquio não abrisse mais o seu mercado a importações.

Greenpeace processa governo francês
A organização ecológica Greenpeace vai abrir um processo contra o governo francês em tribunais da França e dos EUA por "apreensão ilegal" de um helicóptero e três navios durante os protestos contra os testes nucleares franceses no Pacífico Sul. O órgão vai pedir indenização de US$ 1 milhão.

Iraque faz eleições parlamentares em 96
O vice-presidente do Iraque, Tarek Aziz, anunciou ontem que as eleições parlamentares no país devem ocorrer no início do início de 1996. Ontem, o presidente Saddam Hussein prestou juramento como novo presidente do Iraque. Ele teve 99,96% de aprovação em referendo realizado no domingo e vai ficar no poder por mais sete anos.

Texto Anterior: Taiwan quer que China abandone ameaça militar antes de cúpula
Próximo Texto: Eu tenho um ódio...
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.