São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo estuda captar recursos no exterior

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo estuda a possibilidade de captar recursos no exterior para refinanciar a dívida dos Estados e municípios referente a operações de ARO (Antecipação de Receita Orçamentária). Pela operação de ARO, o Estado toma dinheiro em um banco dando como garantia sua arrecadação futura.
A proposta final para refinanciar as dívidas de R$ 3 bilhões deve ficar pronta até o final o mês.
Outras duas opções são analisadas. Uma é a redução de uma parte do compulsório que a CEF (Caixa Econômica Federal) recolhe ao Banco Central. A outra é o uso de parte dos recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), conforme a Folha noticiou ontem.
As três possibilidades estão sendo discutidas pelo ministro da Fazenda, Pedro Malan, com os governadores. A proposta prevê que o governo pague as dívidas em ARO dos Estados e municípios e as refinancie por um custo menor.
A captação de recursos externos pode ser feita pela emissão de bônus do Tesouro Nacional. Já foram lançados títulos no valor de US$ 1,7 bilhão neste ano.

Texto Anterior: Estados querem cancelar 30% das dívidas
Próximo Texto: Perdão repete modelo usado na dívida externa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.