São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 1995
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Credibilidade é o que conta

DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor de projetos especiais do Serviço de Notícias do diário norte-americano "The New York Times", Patrick Vance, afirmou ontem que a credibilidade de cada jornal é o que vai garantir o seu sucesso no mercado de informações via Internet.
Vance afirmou que hoje "qualquer pessoa com computador pode ser um emissor de notícias", mas que "a habilidade para reunir e editar notícias" é a diferença dos jornais no novo mercado.
Ele anunciou o lançamento da edição da Internet do "The New York Times" em novembro, depois de uma primeira experiência com o "Times Fax", serviço criado para transmissão por fax há cinco anos e que hoje está também com acesso via World Wide Web, parte da Internet.
Na palestra, sobre novas tecnologias e a imprensa, Patrick Vance procurou adiantar as prováveis mudanças que vão ocorrer no cotidiano de trabalho dos jornalistas.
"Os repórteres poderão estar escrevendo versões diferentes da notícia para imprensa e produtos eletrônicos", descreveu. "Os artistas gráficos vão se tornar 'designers' do World Wide Web. E talvez eles venham a ilustrar as reportagens com som e vídeo."
Vance também sublinhou as mudanças quanto à publicidade. Os profissionais de marketing e publicidade vão descobrir que têm uma nova plataforma muito lucrativa de trabalho, disse.
O diretor-executivo da Folha Online, Caio Túlio Costa, também na mesa, acrescentou que "a palavra que mais chama a atenção" no advento das novas tecnologias é "interação", que vai mudar toda a cultura do jornalismo. E concordou que "o que vai decidir é a qualidade do conteúdo".
A diretora de Produtos Folha Online, Márion Strecker, afirmou que "a Internet é uma imensa banca de jornais" e que, para os jornais, atuar na rede "significa contornar o alto custo do papel".

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