São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escultor perdeu dedos da mão

DO BANCO DE DADOS

O escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa viveu de 1730 a 1814 e recebeu o apelido de "Aleijadinho" entre os 40 e 50 anos, quando adquiriu uma doença que lhe causou úlceras gangrenosas nas mãos e pés e passou a andar sobre os joelhos.
Sem os dedos das mãos, esculpiu suas maiores obras com o cinzel (instrumento cortante) e martelo amarrados aos punhos.
Foi assim que fez as estátuas de 12 profetas em pedra-sabão, no santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG).
O conjunto do santuário, realizado entre 1800 e 1805 e formado ainda pelas cenas da Paixão de Cristo esculpidas em madeira, é considerado um dos trabalhos mais representativos do Barroco na América.
Aleijadinho desenhou igrejas, esculpiu púlpitos, altares, grades, relicários e outras peças nas cidades mineiras de Ouro Preto, Sabará, São João del Rey, Tiradentes e Mariana.
Algumas já foram consideradas desaparecidas, como um conjunto de quatro anjos feitos para a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto.
Outras foram negociadas. É o caso da escultura "Cristo da Ressurreição", vendida a um executivo por US$ 830 mil em 1989 (cerca de US$ 993 mil em valores de hoje).

Texto Anterior: Colecionador não será punido
Próximo Texto: Usuária quer novos ônibus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.